“Conversão” é uma palavra-chave do marketing digital e o objetivo principal de todo website comercial. Basicamente, uma “conversão” refere-se ao momento em que um visitante do seu site faz o que você gostaria que todo visitante fizesse. Por exemplo, em sites de e-commerce, você obtém uma conversão quando o visitante finaliza a compra de um produto.
Caso o seu site não seja de e-commerce, uma conversão acontecerá quando um visitante fizer o que você espera dele, por exemplo, registrar-se para usar os serviços do seu site, assinar sua newsletter, responder a uma enquete, comentar os seus artigos ou enviar uma mensagem através do formulário de contato.
1 – Use técnicas de marketing que estimulem o impulso de compra
Esse trabalho inclui a gestão diária do mix de produtos, ofertas especiais, pacotes promocionais, descontos relâmpago, sorteios, concursos, prêmios, brindes, cupons de desconto, entre muitos outros.
2 – Otimize a experiência dentro do site para facilitar a decisão de compra
Certifique-se de que seu website tem um design otimizado para o usuário, com destaque para todas as informações importantes em cada contexto. Assegure-se de que as páginas do seu site carreguem rápido e apresentem informações fáceis de achar, tarefas fáceis de cumprir. Enfim, assegure-se de que todo o site esteja funcionando sem erros.
3 – Facilite a conclusão da compra
Um aspecto importante é a disponibilidade dos meios de pagamento preferidos pelos clientes. Poucas coisas podem ser tão frustrantes quanto ser obrigado a desistir de uma compra porque a loja não aceita o seu cartão de crédito!
4 – Dê ao visitante a segurança de que fez uma boa compra
Seu website precisa transmitir ao consumidor a confiança de que ele se encontra em um ambiente seguro, que respeita a privacidade de seus dados e seja capaz de resistir ao avanço de hackers. Sua loja online precisa também transmitir a confiança na solidez e na honestidade da empresa por trás do site, garantindo a satisfação do cliente com produtos de boa qualidade e assumindo a responsabilidade por defeitos ou erros cometidos no processamento dos pedidos.
5 – Estabeleça um relacionamento com seus visitantes
Você precisa reforçar a boa impressão causada pela experiência de comprar em sua loja. Incentive o visitante convertido a manter-se em contato, assinando seus feeds e suas newsletters. Estimule-o a ler o seu blog e a acompanhar sua empresa nas redes sociais. Surpreenda-o com ofertas especiais para clientes assíduos, ofereça vantagens por sua preferência e conquiste sua fidelidade. Convide-o a apresentar sua loja e recomendar seus produtos aos amigos e conhecidos.
Fonte: Géssica Hellmann & Cia